Celebrando a história e o espírito do dia da independência de Bitcoin

Este artigo apareceu originalmente em nossa newsletter Weekly Bits. Se você quiser nossas notícias e análises antes de qualquer outra pessoa, certifique-se de assinar agora!

Em minha opinião, o Bitcoin Independence Day é um feriado que diz muito sobre a comunidade BTC. Suas origens são altamente técnicas e difíceis de entender, a „independência“ que celebra se refere à comunidade de desenvolvedores superando os interesses dos mineiros industrializados e, em última instância, é uma oportunidade para os Bitcoiners refletirem sobre a jovem história da tecnologia e se engajarem no debate.

Para celebrar, a Revista Crypto Genius organizou um dia de programação educativa, evangélica e argumentativa. Acho que falou bem do que este feriado deveria significar, em última análise, para a Bitcoin.

Por que vale a pena comemorar o Dia da Independência da Bitcoin?

Aaron van Wirdum, da Bitcoin Magazine, cobriu o debate técnico que este feriado comemora, que culminou na ativação bem sucedida da atualização do protocolo SegWit em 2017, melhor do que eu jamais poderia fazer. Para a comemoração deste ano, nossa equipe fez um vídeo animado útil para cobrir também a história.

Mas a história por si só não explica bem porque o Dia da Independência do Bitcoin é suficientemente importante para comemorar três anos depois. Acho que o celebramos porque vemos isso como um momento existencial em Bitcoin, quando o bem de muitos conquistou os objetivos dos poucos poderosos – prova de que este sistema de valores universal e sem permissão era resiliente nas formas que precisava ser. Prova de nossa independência.

„Não é possível implantar o que você quiser em uma rede de consenso“, disse Eric Lombrozo, um dos principais desenvolvedores por trás da SegWit e participante de nossa transmissão ao vivo este ano, à revista Bitcoin enquanto refletia sobre a história em 2019. „Eu poderia querer implantar um milhão de recursos, mas se outras pessoas não quiserem aceitá-lo, não depende de mim“. Eu não posso negociar isto em nome da rede. Não depende de mim ou de qualquer outra pessoa“.

O Dia da Independência de Bitcoin pode ter origem em um debate esotérico de desenvolvedores, mas sua resolução foi, em última instância, um reconhecimento da maior independência que esta tecnologia promete de maus atores, porteiros, terceiros poderosos, etc. E acho que isso sempre valerá a pena comemorar.

O Dia da Independência de Bitcoin como uma oportunidade para celebrar a verdadeira independência

Expandir os holofotes do feriado para a maior independência que a Bitcoin proporciona foi definitivamente no rol das nossas comemorações deste ano. Com alguma ajuda da equipe por trás do The Little Bitcoin Book, nossa transmissão ao vivo incluiu histórias de todo o mundo sobre como o Bitcoin está crescendo de uma forma que as instituições arraigadas não podem parar.

A equipe internacional de autores por trás do livro conectou-se via video chat para discutir sua tradução para vários idiomas estrangeiros em seu aniversário de um ano. Eles também discutiram a independência que a Bitcoin está concedendo em lugares fora dos EUA.

Como Jimmy Song e Alex Gladstein confirmaram com o co-autor do Little Bitcoin Book Timilehin Ajiboye, por exemplo, eles discutiram como Ajiboye vê o BTC sendo usado na Nigéria, onde ele opera a bolsa BuyCoins.

„Eu diria 50/50 entre a entrada e saída de dinheiro do país e a especulação“, disse Ajiboye sobre como ele vê os nigerianos utilizando o bitcoin. „É como se estivesse entrelaçado, onde você recebe o bitcoin e está destinado a enviá-lo para outro lugar, mas você também pode tentar ganhar algum dinheiro com as flutuações nesse meio tempo“. No final do dia, onde quer que o dinheiro acabe, ainda é alguém que precisa dele fora ou na Nigéria“.

Enfatizando o debate produtivo no Dia da Independência do Bitcoin

Embora o debate sobre o tamanho do bloco de 2017 da Bitcoin tenha sido controverso e politicamente forjado, o Dia da Independência da Bitcoin parece ser um bom momento para enfatizar algo mais que é verdadeiramente único sobre esta tecnologia: é realmente pelo povo, para o povo e do povo.

A odisséia da SegWit provou que é necessário consenso para mudar fundamentalmente a rede Bitcoin e que, em última análise, os argumentos mais fortes e tecnicamente mais sólidos vencerão. Qualquer pessoa que tenha passado cinco segundos no Bitcoin Twitter sabe que os Bitcoiners não se dão todos bem, mas o protocolo Bitcoin pode e deve ser um lugar onde o debate produtivo é encorajado e o raciocínio sadio vence.

Enfatizando este aspecto do Dia da Independência da Bitcoin, a comemoração da Revista Bitcoin foi palco de alguns discursos de alto nível sobre tópicos polêmicos, com proponentes bem versados fazendo seus próprios casos e deixando a decisão para o mundo inteiro.

Os debates incluíram „Como ativar um novo garfo macio?“, „A KYC pode parar o Bitcoin?“ e „Como construir uma economia sólida“.

„Eu acho que é muito ingênuo se o professor Wray tentar fazer isto meramente sobre a economia técnica e dizer, ‚Oh não, podemos confiar no governo para acertar com o dinheiro fiduciário desde que eles façam X, Y e Z com ele'“, disse Bob Murphy, um economista austríaco, em sua declaração de abertura durante o debate da Sound Economy. „Isso ainda não estabelece a verdade da proposta que estamos debatendo hoje“.

„MMT explica como o sistema monetário realmente funciona e isto deve ser útil, mesmo para os austríacos“, Wray, um notável teórico monetário moderno, retorquiu em sua própria declaração de abertura.

„Se você quer reformar o sistema monetário e pode obter o apoio político para as reformas que deseja, você deve pelo menos entender como o sistema monetário funciona para que possa usá-lo em seus interesses. Agora, espero que você não tenha sucesso … mas acho que todos deveriam entender como a economia realmente funciona“.

Sem surpresas, a comunidade Bitcoin em geral parecia apoiar de forma esmagadora o ponto de vista austríaco no debate, mas isso não significa que não valesse a pena ter em um dia que se destina a celebrar nossa independência dos interesses corporativos, das autoridades centrais e dos perigos do pensamento restritivo.

Para ver todo o nosso conteúdo do Bitcoin Independence Day, não deixe de visitar nossa página no YouTube e inscrever-se.